Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Fernando Gadia concede entrevista ao programa Alerta Geral

O Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Fernando Gadia, compareceu na manhã desta segunda-feira (11), na Rádio Jornal de Inhumas e esclareceu dúvidas da população sobre o processo seletivo que está em curso pela Prefeitura de Inhumas e também sobre outras ações da pasta.

Confira na íntegra:

1. Como está a situação deste Processo Seletivo? E qual o principal objetivo do certame?

O processo está em curso na Secretaria Municipal de Educação, o resultado preliminar foi divulgado na quinta-feira da semana passada e a partir de então abriu-se o prazo para os devidos recursos, portanto, estamos atualmente em período recursal, que se encerra amanhã (12). O principal objetivo da realização do certame foi para sanar uma necessidade que nós temos devido as muitas licenças que ocorrem dentro do serviço público, licença de ordem médica, licença maternidade, licença premium, todos itens previstos na legislação vigente e que demandou a necessidade da realização de contratações temporárias.

2. Algumas pessoas alegaram que obtiveram a nota necessária para o cargo, entretanto não foram aprovados. Por que isso aconteceu?

Foram ofertadas 37 vagas para monitor, 20 para serviços gerais e 10 para professor regente e tivemos quase mil inscrições ao todo, em média, 15 concorrentes por vaga. Sabendo disso, é necessário que a população compreenda que houve uma repercussão e uma procura muito acentuada por esse Processo Seletivo. Recebemos currículos de altíssima qualidade, então muita gente não foi classificada não por não ser qualificada, mas porque o nível foi de fato muito alto. Recebemos currículo de pessoas com mestrado concluído, pós-graduações… e juntamente com a formação profissional a titularidade teve maior peso em relação aos que tem apenas a graduação em pedagogia por exemplo.

3. Recebemos reclamações sobre a nota final da análise que não foi divulgada. Por que não houve a divulgação?

Em relação a divulgação da nota, todos aqueles que requererem sua nota e até mesmo análise que foi feita terão acesso, é direito de cada candidato sem dúvida e é para isso que serve o período de recurso, que se encerra amanhã conforme previsto no edital. Estamos buscando fazer todo o processo de forma muito transparente, é o principal ponto que queremos zelar, a transparência e a isenção da Secretaria de Educação na avaliação curricular dos aprovados. Não houve, quero enfatizar, qualquer intervenção no sentido de beneficiar ou excluir quem quer que seja. Foi um processo planejado e executado a nível de Secretaria Municipal com o aporte do Jurídico Municipal, onde a análise curricular foi feita por professores efetivos de Inhumas, inclusive, compôs esta comissão, a ex-secretária de Educação da gestão anterior, professora Kátia. Vale ressaltar então, que todos os professores assinaram a analise curricular que ficaram encarregados de fazer e que todo o processo está à disposição, inclusive do Ministério Público para qualquer análise. Temos muita tranquilidade de colocar tudo desta forma, porque sabemos o que foi avaliado foi a experiência do profissional e a titularidade apresentada. Resumindo, qualquer candidato pode requerer a nota da sua análise, basta preencher a ficha de recurso que consta no edital e levar até o protocolo da Prefeitura.

4. Outro questionamento recorrente foi o porquê de uma mesma pessoa ser aprovada em dois cargos diferentes.

Este é um questionamento importante que deve ser esclarecido. O edital em momento nenhum proibiu que qualquer candidato fizesse a inscrição para duas funções, se não houve proibição é permitido, agora, na hora da contratação, o candidato terá que optar e a vaga que ele não for ocupar será disponibilizada para o cadastro de reserva com melhor colocação.

5. Quando pretendem convocar os aprovados e qual a duração do Processo seletivo?

O processo seletivo tem duração de um ano, ou seja, o contrato se encerrará em 2020 e pode ser prorrogado por mais um ano. E se tudo ocorrer conforme o planejado, pretendemos convocar todos os aprovados até o próximo mês, abril.

CULTURA E ESPORTE

6. Falando um pouco agora sobre Cultura e Esporte do nosso município. Como estão as ações para estas duas áreas aqui da cidade?

Semana passada tivemos a oportunidade de acertar com o Dr. João e o diretor de Esportes, Hugo Lima, o cronograma do Esporte para a cidade de Inhumas para este ano. Conseguimos ampliar em 2018 os campeonatos amadores, sênior e das escolinhas, e já foi permitido pelo nosso prefeito, Dr. João, que isso seja mantido em 2019 e inclusive ampliar ainda mais, vou dar um exemplo para vocês. Nós vamos adquirir um tatame, que vai atender as várias vertentes das artes marciais e que vai propiciar que a gente monte uma escolinha de jiu-jitsu, judô, karatê, entre outros, para as crianças carentes do município. Este é só um exemplo para mostrar que queremos ampliar as ações esportivas nas Escolas de Inhumas e em todo o município.

Outra ação na área do Esporte que já foi autorizada pelo Dr. João, e que o processo está inclusive adiantado, é a da iluminação de alguns campos aqui do município, nós entendemos esta necessidade e vamos realizar esta ação.

Estamos realizando, com a expressa determinação do Dr. João Antônio, realizando também a revitalização da Quadra da Vila 31 de Março, que há tempos estava precisando de uma atenção. Vamos tornar aquele espaço condizente com o que ele representa para os moradores de Inhumas e é claro, daquela região. Dia 31 agora é o aniversário da Vila, pretendemos então estar com tudo pronto até lá, juntamente com a realização de um torneio de Futsal e Vôlei, masculino e feminino.

Na área da Cultura, realizaremos a reforma e ampliação do nosso Centro de Cultura, cabe ressaltar que nós, desta gestão, já recebemos este espaço público deteriorado e sem condições de funcionamento e agora nós terminamos o projeto de reforma, resgate e ampliação deste espaço tão importante para Inhumas. Quero informar a população que o processo já está no departamento de licitação da Prefeitura para que tudo seja licitado para que tenhamos condições de iniciar esta obra o mais rápido possível e devolver a comunidade um Centro de Cultura totalmente novo, com um palco melhorado, sistema de ar-condicionado, som, iluminação, totalmente a disposição do segmento cultural da nossa cidade.